sexta-feira, 26 de outubro de 2007

2 - Estatística Descritiva

A Estatística é a ciência que tem por objecto o agrupamento metódico dos factos sociais que se prestam a uma avaliação numérica.
Como exemplo; a criminalidade, as taxas de natalidade e mortalidade, etc.
Estatísticas é um conjunto de factos ou dados numéricos.

1 - Porque é que se mede a economia?

A economia é geralmente medida para fins de análise económica, da decisão tomada e decisões políticas. Mais concretamente; para permitir o governo de preparar e executar o seu orçamento, dando uma base sobre a qual a previsão das receitas públicas, a fim de que as despesas planos podem ser feitas; para comparar "nosso" desempenho com outros países; para ajudar o governo a administrar a economia, pela definição de políticas e de acompanhamento dos progressos realizados, a fim de que os indivíduos possam julgar se o governo está a fazer um bom ou um mau trabalho no aumento do bem-estar da nação, isto pode informar o processo democrático de escolha de um novo Governo; para permitir às empresas privadas de tomarem decisões estratégicas em função das condições económicas gerais; para permitir aos consumidores individuais tomarem decisões em função das condições económicas prevalecentes de comprarem ou arrendarem habitação.

O que estamos a medir?

A economia é um conjunto de instituições e pessoas, que ligados entre si criam e utilizam bens e serviços, bem como geram, distribuem e redistribuem rendimentos. Os quatro principais agentes de uma economia nacional são: o governo, as empresas, as famílias e o resto do mundo. Estes agentes envolvem-se numa variedade de actividades como a produção, consumo e acumulação de activos, a distribuição de rendimentos, bem como a contracção e concessão de empréstimos. O sistema de contas nacionais mede todos os valores associados a estas actividades de agentes económicos.