quinta-feira, 17 de abril de 2008

COEFICIENTE DE CORRELAÇÃO DE PEARSON - r

Quando tomamos as variáveis duas a duas podemos verificar o que sucede a uma variável, x, quando outra variável, y, varia. São então possíveis três situações particularmente interessantes: a) Quando a variável x toma valores maiores (menores) a variável y também toma valores maiores (menores); b) Quando a variável x toma valores maiores (menores) a variável y toma valores menores(maiores); c) A variável x toma valores maiores (menores) independentemente dos que a variável y apresenta. No primeiro caso diremos que as variáveis estão positivamente (ou directamente) correlacionadas. No limite, isto é, se a correlação for "perfeita" - como é o caso se considerarmos a correlação da variável x consigo própria - o coeficiente de correlação será igual a 1. No segundo caso diremos que as variáveis estão negativamente (ou inversamente) correlacionadas. No limite, isto é, se a correlação for "perfeita" o coeficiente de correlação será igual a -1. No terceiro caso diremos que as variáveis não estão correlacionadas. No limite, isto é, em caso de "absoluta independência" o coeficiente de correlação será igual a 0. Na prática os valores acima indicados nunca se encontram, mas são estes que deverão tomar-se como referência na interpretação dos parâmetros obtidos.




EXERCÍCIOS:



0) - Indique uma justificação para a redução da base de dados acima solicitada.




R: O motivo de se selecionarem apenas 100 registos, é pela simplificação da representação gráfica.




3) - Verifique que a disciplina de Biologia é aquela que evidencia maior correlação. Simultâneamente estes professores seriam os primeiros a ser "crucificados" pela diferença CIF-CE! Tente explicar esta aparente contradição.
R: Significa que os alunos que têm melhores notas no exame, já tinha tido ainda notas melhores em CFI'S.


2) GRÁFICOS DE DISPERSÃO:






































QUADRO SÍNTESE: